MÍDIAS

Proteção ao menor: valor que prevalece nas decisões sobre os direitos de pais e filhos
Adoção. Um tema sempre delicado para a Justiça. De um lado, uma mãe que afirma ter sido forçada a deixar a filha num abrigo. De outro, os pais afetivos, que cuidam da menina há nove anos. O que deve prevalecer? De acordo com a jurisprudência do STJ, mais importante do que o tipo de vínculo é o interesse do menor. O programa semanal de TV do Superior Tribunal de Justiça mostra o que é levado em consideração na hora de decidir o futuro de uma criança.

Garantir a proteção dos pequenos é também o objetivo de outro tipo de intervenção do Estado na vida das famílias: a classificação indicativa de obras audiovisuais, feita pelo Ministério da Justiça. A medida tem caráter educativo e ajuda a evitar que menores tenham acesso a conteúdos inadequados. Os pais têm autonomia para decidir o que os filhos podem ou não assistir. Mas existe um limite para o poder pátrio. No cinema, por exemplo. Se um filme é considerado impróprio para menores de 18 anos, a criança não pode entrar, mesmo que esteja acompanhada dos responsáveis. Nesses casos, a orientação vira proibição. É o que você vai ver no STJ Cidadão desta semana.

E ainda: os compradores de títulos de capitalização devem ficar atentos. O prazo de carência de doze meses para devolução do dinheiro em caso de desistência é, sim, válido. A edição mostra as características desse tipo de investimento e o caso de um empresário condenado por não pagar mais de R$ 250 milhões em títulos e prêmios.

Para assistir ao STJ Cidadão, clique aqui





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos com educação de filha morta em acidente não são indenizáveis.

Nos julgamentos em lista, tribunais não deliberam verdadeiramente

INSTITUCIONAL